Out
09

CINE BARÃO

Sábado, 09 de Out de 2021 - 15H

Em -9 dias

No dia 9 de outubro, o Centro Universitário Barão de Mauá realizará a primeira sessão do Cine Barão, no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira, para a exibição do filme Barravento (1962), de Glauber Rocha.

A mediação do evento será feita pelo professor Cid José Machado com a participação dos alunos debatedores Gabriel Zanon e Jonathan Silva, do curso de Produção Audiovisual. A sessão será aberta ao público e logo após a exibição haverá um debate com os convidados.

A escolha do filme se deu por conta do tema central do evento, enfatizando a importância da preservação de acervos cinematográficos, incluindo obras históricas cuja matriz encontra-se depositada na Cinemateca Brasileira. A instituição recentemente foi atingida por um incêndio que devastou uma parte fundamental do seu depósito, em São Paulo.

Barravento é considerado um dos clássicos do cinema nacional. Foi lançado em 1962 e trata o racismo e a luta de classes no interior da Bahia no final dos anos 1950. A direção é de Glauber Rocha, o cineasta brasileiro ícone do Cinema Novo e um dos mais renomados internacionalmente.

O Cine Barão é uma realização do curso de Produção Audiovisual do Centro Universitário Barão de Mauá em parceria com a Biblioteca Sinhá Junqueira. O projeto também conta com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto (MIS-RP), cujo acervo dispõe de uma coleção de filmes brasileiros clássicos e atuais, em DVD.

Sábado, 9/10, às 15h.

Youtube:   https://www.youtube.com/channel/UCSTv8ruRXbKE32qT2HCX4ow/featured

Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecasinhajunqueira

Instagram: https://instagram.com/biblioteca_sinha?igshid=iv07ow88t18d