BSJ e você

Regras e Uso

USUÁRIOS CADASTRADOS E VISITANTES, SEJAM BEM-VINDOS!

 

Inicialmente, para desfrutar dos serviços da nossa Biblioteca, é necessário registrar-se no balcão de atendimento portando um documento com foto e um comprovante de residência, pois então será realizado o seu cadastro, que gerará um número de matrícula individual e intransferível, possibilitando o seu acesso completo às experiências que a Biblioteca Sinhá Junqueira proporciona!

 

Não são abertas exceções quanto à ausência de algum dos documentos necessários para realização do cadastro, então pedimos a gentileza de não insistirem. A apresentação da documentação é essencial para o nosso controle e proteção de todos, e a utilização desses dados possui como finalidade exclusiva de viabilizar o registro do usuário.

Contudo, caso sua intenção seja apenas visitar a Biblioteca Sinhá Junqueira, sem utilizar algum dos serviços propriamente ditos, sua entrada está liberada sem a necessidade do registro.

Mas, lembre-se, isso não quer dizer que não temos regras que precisam ser cumpridas nas dependências da “BSJ”. Que tal conferirmos uma por uma?

 

AVISOS, REGRAS GERAIS E PROIBIÇÕES

 

- Avisos:

 

As normas e regras de conduta, boa convivência e urbanidade geralmente impostas, tanto em lugares públicos, quanto em lugares privados, são aplicáveis à Biblioteca Sinhá Junqueira e devem ser respeitadas.

 

A entrada e permanência de crianças de até 11 anos somente será permitida mediante acompanhamento dos pais ou responsáveis legais, a fim de conferir maior proteção a elas.

 

O cadastro de usuário é válido por um ano, podendo ser renovado no balcão de atendimento, nas mesmas condições necessárias à realização do registro inicial (apresentando documento com foto e comprovante de residência).

 

A matrícula e senha dos usuários são de uso pessoal e intransferível, sendo terminantemente proibido emprestar os dados de acesso ao computador e demais serviços para outro usuário, sob pena de incidência em infração ou crime de identidade.

 Empréstimos e devoluções 


Só é permitido ao usuário levar um livro por vez por 14 dias.

 

Para fazer uma renovação por empréstimo, desde que o livro não esteja em atraso ou reservado, deve-se acessar o site bsj.org.br: http://bsj.org.br/acervo/?url=acervo, contatar o telefone: (16) 3323-7171 ou solicitar por e-mail contato@bsj.org.br.

Caso haja interesse na renovação mais uma vez, dirija-se ao balcão de atendimento da Biblioteca para verificar a possibilidade.

Todos os livros, antes de serem liberados para empréstimos, são rigorosamente conferidos pelo bibliotecário. Quando apresentado com alguma avaria, a mesma é descrita no sistema interno. 

No ato da devolução, o estado de conservação do livro é conferido minuciosamente pelo bibliotecário, e caso haja alguma avaria não descrita previamente, o leitor será responsabilizado pelo estado de devolução, sujeito a realizar a reposição do mesmo, se necessário. 


 

O horário de cadastro e empréstimo de livros deve ser realizado até 20 minutos antes do fechamento da biblioteca e deve ser respeitado (17h40).

 

Todos os objetos e bens duráveis como computadores, livros, mesas, cadeiras, jogos, controles, fones de ouvido e afins são de uso coletivo, devendo ser utilizado com zelo e respeito, evitando estragos e deteriorações sob pena de responsabilização.

 

Ao entrar no casarão histórico certifique-se que seu celular está no modo silencioso e com o flash desativado. Os raios ultravioletas do flash alteram as cores da restauração e consequentemente contribui na deterioração das pinturas das paredes. Evite barulhos no casarão! Os cômodos são utilizados como salas de estudo, colabore. 

 

Os funcionários estão aqui para auxiliar nas formas de uso do espaço (como a localização dos livros, acesso à internet, informações sobre as atividades culturais etc.), sem que isso lhes confira o direito de acesso às senhas pessoais dos leitores, sejam elas de logins, e-mails, etc.

 

É permitido entrar com bolsas, mochilas e sacolas, desde que não contenham nenhum objeto ilícito ou perigoso em seu interior. Caso assim desejem, é disponibilizado, nas dependências da Biblioteca, o uso de guarda-volumes, salvo quando houver lotação, devendo responsabilizarem-se pela guarda das chaves.

 

Guarda-chuvas podem entrar, desde que devidamente fechados.

 

A Biblioteca não se responsabiliza pela perda de pertences dos visitantes/usuários, tampouco extraviados devido à perda da chave do guarda-volumes, apesar de empregar todas as medidas que estão ao seu alcance para encontrá-los.

 

Em caso de perda de itens pessoais, procure os “achados e perdidos” junto à recepção da Biblioteca o quanto antes.

 

Ao retirar um livro das estantes fixas, NUNCA devolva no lugar, deixe nos carrinhos e mesas espalhadas pela biblioteca. Nossa equipe guardará nas prateleiras na posição correta segundo a Classificação Decimal de Dewey.

 

Para utilização do videogame mostre um documento com foto ou certidão de nascimento para o bibliotecário responsável no local.

 

- Regras:

 

É obrigatório respeitar o ambiente, funcionários e demais visitantes, em todas as áreas da Biblioteca, tanto internas quanto externas.

 

É obrigatório fazer o uso dos espaços de maneira consciente, respeitando a coletividade e garantindo um ambiente agradável e amistoso para todos.

 

É obrigatório contribuir com o silêncio e a harmonia do ambiente nas áreas internas da biblioteca, conversando em voz baixa e mantendo os celulares em modo silencioso, vibratório ou desligado.

 

É obrigatório que o descarte dos lixos seja nas lixeiras, e não no chão, jardins ou mesas.

 

É obrigatório devolver a chave do guarda-volumes no mesmo dia em que foi retirado. O uso dos armários é exclusivo para os visitantes cadastrados, portanto não é permitido sair da Biblioteca deixando seus pertences dentro dos armários e levando consigo a chave.

 

- Proibições:

 

Não será permitida nem tolerada qualquer conduta que fira ou desrespeite direitos alheios e fundamentais, gere discriminação, cause constrangimentos ou esteja em desacordo às normas de urbanidade tradicionalmente impostas à sociedade.

 

É proibido entrar ou ficar sem camisa, ingressar com animais domésticos, fumar ou consumir bebidas alcoólicas/substâncias entorpecentes ou adotar quaisquer outras condutas incompatíveis com a Biblioteca, em suas dependências internas ou externas.

 

Nenhum tipo de alimento pode ser consumido nos espaços fechados da Biblioteca (acervo, casarão e infantojuvenil), incluindo líquidos, com exceção de água.

 

É proibido acessar conteúdos sonoros, tanto nos computadores da Biblioteca quanto em outros aparelhos, sem que esteja utilizando fone de ouvido, e ainda assim, que seja em volume razoável e que não atrapalhe os demais usuários.

 

É proibido atender ligações e permanecer nelas nos espaços fechados (acervo, casarão e infantojuvenil).

 

Não é permitido nenhum tipo de comércio nas dependências da Biblioteca, seja ele qual for.


É terminantemente proibido e intolerável o acesso a conteúdos de procedência criminosa ou duvidosa; que gerem qualquer tipo de infração ou ferimento aos direitos fundamentais, próprios ou alheios; que façam alusão ou incitação qualquer tipo de crime, discriminação ou possíveis ilicitudes.


São proibidos também, mas não somente: sites ou conteúdos obscenos / adultos (ex.: pornografia), plataformas ou consumo de jogos de azar ou que incitam violência / qualquer conduta inadequada e análoga.


Em caso de verificação pelos funcionários através de sua vigia rotineira e habitual pelas dependências da Biblioteca, ou fundadas suspeitas/denúncias acerca de usuários que estejam consumindo algum tipo de conteúdo proíbido, a Instituição se reserva no direito de suspender imediatamente o acesso deste usuário aos serviços oferecidos, por período a ser determinado levando em consideração a gravidade de cada caso, podendo, ainda, resultar na proibição de ingresso à Biblioteca.

 

Não é permitido inserir pen-drive, cartões de memória ou cabo USB nos equipamentos de propriedade da Biblioteca.

 

Nenhum objeto ou material poderá ser fixado nas paredes e vidros sem um pedido de autorização da coordenação da Biblioteca.

 

É PROIBIDO DESACATAR OS FUNCIONÁRIOS DA BIBLIOTECA!

O desrespeito a qualquer membro da equipe da biblioteca, usuário ou visitante da Instituição e/ou de quaisquer avisos, regras ou proibições aqui descritas e devidamente divulgadas, acarretará no suspensão do acesso aos serviços oferecidos pela biblioteca durante período a ser apurado caso a caso, a depender da gravidade da inobservância das normas e/ou conduta do agente.

 

- Das possíveis penalidades:

 

Sem prejuízo das penalidades já previstas em casos específicos, a inobservância dos avisos, regras e proibições previstas poderá acarretar também, mas não exclusivamente, sanções como:

- bloqueio imediato do acesso ao computador da Biblioteca;

- bloqueio imediato de acesso a todos os serviços da Biblioteca;

- suspensão de 1 a 30 dias do acesso ao computador da Biblioteca;

- suspensão do acesso aos serviços da Biblioteca por tempo indeterminado;

- exclusão irrevogável do registro/cadastro de usuário no banco de dados da Biblioteca;

- emprego de condutas que caracterizam excludentes de ilicitude pela equipe, quais sejam: legítima defesa e legítima defesa de terceiros; estado de necessidade; estrito cumprimento do dever legal e exercício regular do direito;

- tomadas de medidas extrajudiciais ou judiciais cabíveis.

 

USO DE IMAGEM:

 

Ao participar das atividades e eventos oferecidos e realizados nas dependências da Biblioteca Sinhá Junqueira, o usuário fica ciente de que estará sujeito a aparecer em fotografias, vídeos ou publicações junto às plataformas digitais da Instituição, como blogs, redes sociais, Youtube, e-mail, sites e afins, com a finalidade exclusiva de divulgar as áreas ofertadas, as atividades culturais e os eventos dos quais os(as) usuários(as) e visitantes podem ter acesso, a fim de estimular o hábito e o prazer de ler e se aprimorar culturalmente, demonstrando a variedade de programações e abordagens, comprometimento com a educação e contribuição à evolução social.

 

Caso assim prefira, oportunizaremos ao usuário/visitante a possibilidade de revogação da autorização do uso de imagem àqueles que procurarem a equipe da Biblioteca, solicitando que suas imagens não sejam capturadas e utilizadas, na medida do possível e controlável pela Biblioteca.

 

Lembrando que se trata de um local de livre acesso ao público e a Biblioteca Sinhá Junqueira não pode controlar ou se responsabilizar por eventuais capturas realizadas por pessoas que não sejam seus prepostos, empregados, funcionários ou mantenham algum vínculo à Instituição.

 

Baixe aqui o documento de autorização de uso de imagem:   https://drive.google.com/file/d/15WWewKgafYC_lGGomBCtzt41hx9OaWLA/view?usp=share_link

Filmagens e fotografias para trabalhos com caráter profissional, devem ser previamente solicitados pelo e-mail: agendacultural@bsj.org.br

Para fotografias de cunho pessoal, procure a equipe de atendimento.

 

 

A BIBLIOTECA É DE TODOS!

 

No piso térreo encontra-se o café, espaço infanto-juvenil, computadores e área externa. No piso superior estão localizados o nosso auditório e a maior parte dos livros. Pessoas com deficiência visual podem usar os equipamentos adaptados localizados na casa histórica. Os dois edifícios possuem elevadores para facilitar o acesso dos visitantes.

 

Têm atendimento preferencial: pessoas com deficiência, gestantes, pessoas acima de 60 anos e pessoas com crianças de colo.

 

 

Qualquer dúvida contate a equipe de atendimento, estamos à disposição!


BSJ E VOCÊ

Seja bem vindo à BSJ!

Para usufruir de todos os recursos disponíveis e garantir um ambiente agradável para todos é importante conhecer nosso manual. A equipe está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.  

Temos um acervo atualizado de livros, jornais, HQs, jogos eletrônicos e de tabuleiros, computadores com conexão à internet e programação cultural.

É importante conhecer as orientações propostas para o uso e convivência. Temos também uma política de doações. Acompanhe a seguir.

Horário de Funcionamento

De terça a sábado, das 09h às 18h

Sócios e Visitantes

Para desfrutar dos serviços da nossa biblioteca como emprestar livros, ter acesso aos computadores e o uso do guarda-volumes, é necessário se registrar no balcão de atendimento portando um documento com foto.

O cadastro da biblioteca fica pronto na hora!

Caso queira apenas nos visitar, não é preciso se registrar, é só entrar!

Para qualquer uso dos nossos serviços tenha sempre em mãos um documento com foto.

 Avisos Básicos

     Crianças até 10 anos podem entrar e permanecer somente acompanhadas de um responsável.

     Guarda-chuvas podem entrar, desde que embalados.

     É permitido entrar com objetos úteis para crianças de colo, como fraldas, lenços umedecidos e mamadeira.

     O cadastro de sócio é válido por um ano. Você pode renová-lo no balcão de atendimento.

     Nenhum tipo de comércio é permitido nas dependências da biblioteca.

     Cuidado com o barulho! Mantenha a conversa, mas em um volume razoável para a boa convivência. Use fones de ouvido para escutar músicas e vídeos.

     Atender e realizar chamadas telefônicas com celular é permitido, mas somente nas áreas externas.

     Para preservar os equipamentos não insira pen-drive, cartões de memória ou cabo USB.

     Você pode também emprestar um livro e usar um computador, apresentando um documento com foto, quando houver cadastro válido e ativo.

     Mantenha seus pertences sempre perto de você. A responsabilidade por eles é sua. Não nos responsabilizamos por nenhum objeto pessoal e nem pelas chaves do guarda-volumes, cuide você mesmo.

     Nenhum objeto ou material poderá ser afixado nas paredes e vidros da Biblioteca.

 Você Pode…

     Levar 1 livro emprestado por 14 dias.

     Fazer uma renovação por empréstimo, caso o livro não esteja em atraso ou reservado. A renovação pode ser feita pelo site Bsj.org.br. Caso queira renovar mais uma vez, dirija-se ao balcão de atendimento da biblioteca.

     Participar das atividades propostas.

     Deixar, nos carrinhos espalhados pela biblioteca, os livros retirados das estantes. Nossa equipe arquivará nas prateleiras.

 Você Deve...

     Fazer uso dos espaços de maneira consciente, respeitando a coletividade e garantindo um ambiente agradável e amistoso para todos.

     Respeitar nossas normas, como: não entrar sem camisa, não fumar nas dependências da biblioteca, cuidar dos equipamentos, móveis, objetos e acervo da BSJ.

     Respeitar o horário de empréstimo de livros, que deve ser realizado até 20 minutos antes do fechamento da biblioteca.

     Usar o computador pelo período estabelecido.

     Fazer o uso responsável do computador. Não é permitido navegar em sites de caráter pornográfico ou de incitação à violência, ao crime, à pedofilia ou qualquer tipo de discriminação.

     Cuidar da chave do guarda-volumes, pois ela é de sua total responsabilidade. A biblioteca não se responsabiliza por pertences extraviados devido à perda da chave.

     Devolver a chave do guarda-volumes, no mesmo dia em que foi retirado. O uso dos armários é exclusivo para os visitantes, portanto não é permitido sair da Biblioteca deixando seus pertences dentro dos armários ou levando consigo a chave.

Uso da Imagem

     Todas as imagens e fotografias capturadas nas dependências e durante as ações realizadas na BSJ serão automaticamente consideradas livres para o uso nas mídias da biblioteca e outras divulgações, como sites, blogs e jornais.

     Filmagens e fotografias para trabalhos com caráter profissional, devem ser previamente solicitados pelo e-mail: agendacultural@bsj.org.br

     Para fotografias de cunho pessoal, procure a equipe de atendimento.

Baixe o documento aqui  https://drive.google.com/file/d/15WWewKgafYC_lGGomBCtzt41hx9OaWLA/view?usp=share_link


A Biblioteca é de Todos!

No piso térreo encontra-se o café, espaço infanto-juvenil, computadores e área externa. No pavimento superior está localizado nosso auditório e a maior parte dos livros. Pessoas com deficiência visual podem usar os equipamentos adaptados localizados na casa histórica. Os dois edifícios possuem elevadores para facilitar o acesso dos visitantes. Têm atendimento preferencial: pessoas com deficiência, gestantes, pessoas acima de 60 anos e pessoas com crianças de colo.


Política de doações

É comum as pessoas entrarem em contato com a biblioteca para doar livros. Para organizar todas as doações, elaboramos uma política. Saiba como fazê-lo:

A BSJ possui critérios específicos para a composição do acervo. Veja os critérios de doação:


  • A BSJ recebe doações de livros mediante o envio prévio de uma lista com a fotografia dos livros, em que aparente títulos e autores, para o e-mail: acervoeproducao@bsj.org.br. A resposta será enviada em até sete dias úteis.
  • Se a doação for aceita, os itens deverão ser trazidos à biblioteca e, no ato da entrega, preenchido o Termo de Doação que estará disponível também no balcão de atendimento.
  • Após o recebimento, os títulos passarão por processo de seleção para avaliar o estado de conservação e a pertinência com o acervo.
  • Os livros doados serão incorporados ao acervo da BSJ ou encaminhados para outras bibliotecas, instituições e/ou organizações.
  • A  BSJ aceita, preferencialmente, a doação de livros infantis e de literatura cujas edições estejam atualizadas segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, instituído pelo Decreto nº 6.583, de 29/09/2008.
  • Os livros devem estar com capas, lombadas e miolos preservados e limpos; sem enrugamento em virtude do excesso de luminosidade ou do contato com líquidos; sem páginas rasgadas, arrancadas ou rabiscadas.

 


A BSJ não aceita:


  • Livros didáticos; publicações religiosas e de caráter político-partidário; obras de publicação periódica; ou obras com conteúdo desatualizado, como enciclopédias e Barsa antigas.
  • Biografias de personalidades públicas ou do mundo empresarial que não tenham notório valor histórico ou literário.
  • Publicações, impressas ou em qualquer tipo de suporte, de caráter corporativo ou institucional, tais como manuais, catálogos, anuários, anais, relatórios, cujo interesse seja restrito a segmentos de mercado, categorias profissionais, associados de entidades, sindicatos, imprensa e organizações públicas e/ou privadas.
  • Obras que não preencham os requisitos mínimos de qualidade gráfica-editorial;
  • Obras que não identifiquem claramente autores ou editores responsáveis;


No caso de doação de materiais como DVDs, audiolivros, braile, entre outros, será adotado o mesmo procedimento.


Os livros recebidos podem ser incorporados ao acervo da BSJ, doados ou descartados. A biblioteca não emite parecer sobre o conteúdo das obras e também sobre o destino dos materiais.


Mais opções

Os livros que você pretende doar não se encaixam nos critérios citados acima? Existem outras possibilidades! Além de verificar os critérios de doação de outras bibliotecas, você pode participar de projetos muito bacanas com acervos comunitários/coletivos, pesquise os projetos que podem receber.

A BSJ tem certeza de que você pode fazer a alegria de alguém com os livros que você já leu!

- Biblioteca Padre Euclides - Telefone: (16) 3610-0676