Programas

JOVEM-ADULTO

"ENCOCANDO A GRAMÁTICA" é a mistura de educação popular e saber ancestral. Observando as dificuldades que existem na educação pública, o professor João Vercezi, em parceria com a Biblioteca sinhá Junqueira, mescla o ensino da gramática com o ritmo swinguado do samba de coco. Afim de utilizar outras linguagens na educação e na difusão de saber, tanto técnico quanto histórico, o professor recria letras, versa de improviso e brinca a cultura popular brasileira. Um projeto que foi germinado no cursinho pré-vestibular do bairro Quintino Facci II, o CAP (Círculo de Ação Popular).

O projeto também visa pesquisar, guardar e difundir os ensinamentos dos grandes Mestres e Mestras da cultura brasileira. Longe de ser um músico profissional, o professor pretende aproximar esses universos que muitas vezes estão tão distantes, a arte e a educação podem e deve caminhar juntas e tornar o aprender mais prazeroso.

Sendo assim, Encocando a Gramática espera a todos para essa vivência, que por enquanto será realizada por meio de pequenos vídeos. Porém, quando a quarentena acabar e o corona vírus passar, dessas bandas pras de lá, o coco vai roer, é no quintal de sinhá.


IDEALIZADOR:

João Vercezi, graduado em Letras pela UNIESP é professor de literatura no CAP Quintino ll e da rede pública de Ribeirão Preto, cofundador, produtor, percussionista e recitador do Sarau Ocupação, participou do projeto “Jardim Filosófico” na escola E.E. Prof. Dr. Oscar de Moura Lacerda.

JOVEM-ADULTO

"TARDE LITERÁRIA"  é um programa da BSJ em parceria com a professora da rede pública Tais Bernardo.

O intuito dessa intervenção é fazer analises, de forma simples e objetiva, dos livros literários que caem no vestibular da FUVEST.

As obras analisadas  são:

QUINCAS BORBA  DE MACHADO DE ASSIS

CLARO ENIGMA  DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADA

ANGÚSTIA  DE  GRACILIANO RAMOS

POEMAS ESCOLHIDOS DE GREGÓRIO DE MATOS

A RELÍQUIA DE EÇA DE QUEIROS

MAYOMBE DE PEPETELA

CAMPO GERAL DE GUIMARÃES ROSA 

ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA DE CECÍLIA DE MEIRELES

NOVE NOITES DE BERNARDO CARVALHO

Para ter acesso aos conteúdos utilizados na gravação, acesse:

https://drive.google.com/drive/folders/1juRmVOIfUOE4D3qAdiSLfTeEqpPToLV6?usp=sharing

CLUBE DE LEITURA: LIVRO, PROSA E CIA

O Clube de Leitura Livro, Prosa e Cia foi criado a partir de um curso oferecido pela professora Maria Helena de Nóbrega (FFLCH/USP), o qual incentivava à leitura e o partilhar de experiências, e as integrantes do curso Carla Cristina Ostanel e Ana Letícia Brunelli de Moraes adaptaram a proposta de ação do curso em um clube de leitura temático, ou seja, uma vez por mês o grupo reúne e discute um tema, deixando os leitores livres para escolher qual livro pode se encaixar na temática votada pelos próprios participantes. O clube já possui 3 anos de existência e tem como principal parceira a Biblioteca Sinhá Junqueira.
Sobre os coordenadores, Carla é graduada em Contabilidade pela FEARP/USP, sempre esteve envolvida em atividades culturais. Na parte de danças, já fez ballet clássico, contemporâneo, dança do ventre e flamenco. Escreveu dois livros publicados de forma independente pela Amazon.com.br: “A lenda do Talismã”, uma aventura infanto-juvenil, e o livro infantil “As viagens de Zodi” (em português e em inglês). Atualmente, coordena o grupo de leitura em Ribeirão Preto (Livro, Prosa e Cia) há mais de três anos, sendo uma das responsáveis pela divulgação do clube nas mídias sociais (instagram e facebook).
Ana Letícia é moradora de São Simão (SP), formada em Ciências Contábeis pela FEARP – USP e funcionária técnica administrativa da Universidade de São Paulo. Como entusiasta da leitura e da escrita, procura participar de cursos e eventos na área, atua na coordenação do Clube de Leitura ‘Livro, Prosa e Cia’ em Ribeirão Preto, e colabora na realização de vários eventos culturais promovidos na cidade de São Simão, tendo desenvolvido o projeto Roda do Livro.
Adonai é bibliotecário formado pela FFCLRP/USP. Além de bibliotecário na BSJ, atua em mediações de Clube de Leitura desde 2018 e promove ações de incentivo à leitura. É integrante do Clube de Leitura Livro, Prosa e Cia desde 2017 e auxilia na organização e mediação dos encontros.

IDEALIZADORES: 
Coordenadores: Carla Cristina Ostanel
Ana Letícia Brunelli de Moraes
Adonai Ishimoto.

GRIOT: CLUBINHO DE LEITURA

O Griot - Clubinho de leitura: 


Trata-se de uma iniciativa pedagógica que tem como eixo a literatura, a arte, o ambiente, a prática de ações para ampliar as significações de ver e estar no mundo. Nessa perspectiva, o Griot - Clubinho de leitura, busca potencializar diversos meios de transmissão de informação, ao mesmo tempo que fomenta à leitura e estimula produções culturais. Para tanto, propõe ações de leitura mediada, contação de história, circulação de culturas, produção de conhecimento, interação e colaboração entre os participantes.

  

Público-alvo: Crianças de 4 anos a 11 anos.

Obs: Acompanhado por um responsável.


IDEALIZADORAS: 


Daniella Pereira Fernandes Santos: Formada em Ciências da Informação e da Documentação com habilitação em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo, especialista em Letramento e Alfabetização, têm experiências com clubes de leituras e projetos envolvendo comunidades em vulnerabilidade social. Norteada pela escrita de mulheres negras e por uma educação descolonizadora, atua há mais de 10 anos em biblioteca escolar.

 

Thayene Alves: Professora, pedagoga, pós-graduanda em Educação Infantil e Letramento, e bacharel em Relações Internacionais. Atua desde 2015 como contadora de histórias e mediadora de leitura, tendo atuado em projetos de fomento à leitura da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto.

VISITAS MONITORADAS

A equipe da BSJ oferece visitas monitoradas para grupos escolares, ou não, que queiram conhecer o novo funcionamento e o contexto histórico do espaço dentro da cidade de Ribeirão Preto.

Necessita agendamento com 20 dias de antecedência via e-mail, agendacultural@bsj.org.br, ou via telefone 33237173.


IDOSOS

Mais 60 e tecnologia:  O intuito dessa oficina é auxiliar pessoas com mais de 60 anos a mexerem e entenderem os mecanismos do Smartphone, aplicativos, internet e computadores. 

IDEALIZADOR: 

Rafael Pim: Formado Comunicação social na faculdade São Luís de Jaboticabal e Biblioteconomia e Ciência da Informação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Já foi professor de cursinho pré vestibular e bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET). Atualmente atua como agente de leitura  aqui na BSJ.


INFANTIL

Desenhando o mundo em 80 contos  é um programa permanente que acontece aqui na BSJ.  O objetivo dessa intervenção e despertar, de maneira lúdica, através da contações de histórias, a curiosidade, imaginação e interesse a leitura e outras técnicas artísticas como o desenho, a partir do acervo da biblioteca.

IDEALIZADORA: 

ALINE BOTELHO, Bibliotecária formada na Unesp de Marilia, Mestre em Ciência da Informação e contadora de histórias para crianças, faz pedagogia e pós graduação em educação especial e acessibilidade. Tem  um olhar todo voltado para inclusão; Faz parte da Comissão Nacional Representativa das Pessoas com  Sindrome de Tourette. Aqui na BSJ é  Coordenadora geral de atendimento. Cuidando também da parte infantojuvenil e da área de acessibilidade. 

É mentora do projeto "Viva as Diferenças" em que prega o respeito à diversidade através contação de histórias mostrando às crianças que "tudo bem sermos diferente", já apresentou esse projeto em Várias cidades da Região além de São Paulo capital e na FLIV Feira do Livro Internacional  Votuporanga. Ministra cursos de contacao pelas cidades do interior financiados pela POIESIS. Esta aprendendo libras pois em breve pretende, além de atender melhor ao público deficiente aditivo, fazer contaçoes de histórias em libras aqui na BSJ.