USP realiza apresentação de coral gratuita em homenagem ao Dia das Mulheres

Quarta, 08 de Mar de 2023

GRUPO ZÊNITE


Criado em 2005 inicialmente para estudantes de graduação, sua vocação como atividade de extensão foi conquistando a participação de cantores externos à universidade, sendo hoje formado em grande parte por pessoas da comunidade de Ribeirão Preto e região, assim como por funcionários, alunos e docentes da própria Universidade.


Liderado pelo diretor artístico e regente titular Sergio Alberto de Oliveira, o grupo revela em seu trabalho a liberdade de percorrer diferentes linhas musicais, desenvolvendo trabalhos artísticos que tocam aqueles que o assistem.

https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/lazerecultura/USP-realiza-apresentacao-de-coral-gratuito-em-homenagem-ao-Dia-das-Mulheres-20230308-0007.html

Com uma formação feminina desde 2012, o grupo Zênite se veste de um repertório que lhe cai bem à expressão, cujo caráter de universalidade permite um trabalho musical com muitas peças de temáticas variadas, ligadas às raízes de diversos países. O grupo recebeu no primeiro semestre de 2014 o Coral da Universidade de Concordia (Canadá) fazendo a abertura de sua apresentação em Ribeirão Preto e, em 2015, o Zênite embarcou no Cruzeiro Coral do Splendor of the Seas, levando a beleza de seu trabalho músico-cultural para alto-mar.


Ribeirão Preto e cidades vizinhas têm assistido as apresentações do Grupo Feminino Zênite em eventos como concertos, encontros corais, atividades acadêmicas e comunitárias, tais como o tradicional festival japonês Tanabata, Semana de Valorização da Vida do CVV, Natal Luz Ribeirão e Natal no Campus, tendo uma média anual de 3 a 4 mil ouvintes.