Música & Psicanálise : Analisando a Linguagem Musical - Com Caio Garrido
Sábado, 23 de Set de 2023 - 11:00
Bate
papo com o psicanalista e escritor Caio Garrido + pocket show
com
Alexandre Peres Trio
O
encontro pretende abordar e buscar unir algumas pontas da música, e mais
especificamente a partir do Jazz e da música instrumental brasileira,
partindo daquilo que chamamos por composição e improvisação, e caminhando em
direção à produção de emoção, no intuito de buscarmos compreender os impactos
emocionais sobre músicos e ouvintes. A pauta da palestra e do concerto didático
(pocket show) se dirigirá à músicos e ouvintes,
leigos em teoria musical ou não; assim como para o público da
Psicanálise e da Psicologia, que pode ser composto por psicanalistas,
psicólogos, estudantes da área e entusiastas, assim como os demais interessados.
A linguagem a ser apresentada será a mais didática e coloquial possível, para
que todos possam integrar os conhecimentos adquiridos às suas próprias
experiências pessoais e subjetivas.
Em
que consiste a emoção produzida a partir dos encontros musicais? O que se passa
no músico e no ouvinte? Tal campo emocional pode também ser pensado ou somente experimentado?
Os
mistérios da música, assim como os enigmas sobre o humano lançados para e pela
Psicanálise, foram objeto de exaustiva abordagem por todo tipo de pensadores,
desde filósofos até poetas.
Schopenhauer,
por exemplo, postulava que a música era como uma emanação direta da “vontade”
(ideias platônicas, vontade cega e irracional), uma linguagem universal
anterior a todas as outras linguagens, plásticas ou verbais.
Para
um psicanalista brasileiro, que foi Fábio Herrmann, a música não existe por
si só, existe interpretada. Assim como também a interpretação
psicanalítica, segundo ele, recria uma fantasia inconsciente que expressa uma
partitura não executada.
O
que nos parece universal, ou condição sine qua non para a música existir,
é a presença de uma dimensão que contenha significado emocional; o que
conduziria à consequência de podermos melhor observar o impacto das sonoridades
sobre a vida emocional no sujeito. A música é um espaço potencial para novos
significados. Afinal, os solos e improvisos costumam contar uma história, ainda
que sem palavras. Mas o grande paradoxo é que, ao mesmo tempo, de todas as
artes, a música é a que menos clama por uma busca de significado ou
interpretação.
Um
outro psicanalista, Leonardo Luiz, autor do livro “Música no Divã”, toma o
privilégio em mãos, quando diz da liberdade que é da natureza da improvisação,
ao afirmar que a liberdade formal do improviso no jazz representa determinados
desejos de liberdade em relação à autoridade social.
Para
um outro autor, Lichtenstein (“A retórica da improvisação: discurso espontâneo
no jazz e na psicanálise”), o aspecto sublimatório do jazz tem a ver com a bem
sucedida junção entre invenção e ordem.
Resumindo,
para este encontro, a análise da teoria musical, combinada a alguns
conhecimentos psicanalíticos, com respectivos exemplos práticos de músicas e
conceitos de improvisação (na música e na vida), assim como a exemplificação no
concerto didático das partes de uma música em sua forma jazzística, como a
distinção entre tema e improviso, poderá promover uma melhor compreensão do
todo de alguns mecanismos presentes na composição e suas funções. Usando
analogias entre harmonia musical – com suas respectivas sequências e conjuntos de
acordes – e aspectos significantes de conhecimentos já bem estabelecidos do humano,
como os advindos do mundo psicanalítico, este evento buscará ampliar as
perspectivas de como ouvir a música e as melodias da alma. Contaremos no final com
o concerto didático (um pocket show) da banda Alexandre Peres Trio. Uma
jam session de muita música e reflexões.
Ministrante/Curadoria: Caio
Garrido
Caio Garrido é
psicanalista e escritor. É idealizador da Ubuntu Psicanálise, e mestre em
Ciências pelo Programa interdisciplinar em Ciências da Saúde da Unifesp –
Baixada Santista –, com o tema dos sonhos (sonhos noturnos a partir da
Psicanálise). Foi editor geral de Revistas de Psicanálise. Tem sete livros
publicados, entre romances, poemas, crônicas, e textos de não-ficção, entre
eles: “Paniricocrônicas: Crônicas dos Sonhos em Tempos de Pandemia” (2021, Ed.
Patuá), contemplada pelo programa ProAC. Lançou em 2022 o livro em coautoria
com Fábio Zuccolotto, chamado “A Nova Era Tecnológica: Redes sociais,
Inteligência Artificial & Realidade Virtual”, de viés psicanalítico e
social, pela ed. Letramento. Na área musical, além de tocar bateria, foi
colaborador da Revista Modern Drummer Brasil. E um texto de sua autoria
publicado no livro “Loucos por Música” (Ed Patuá, 2018), organizado por
Leonardo Luiz. Está lançando seu mais recente livro, chamado “Marés”, de
poemas, pela ed. Folheando.
Alexandre Gonçalves Peres é músico
compositor, natural de Ribeirão Preto, formado pelo curso de MPB/JAZZ no Conservatório
Dr. Carlos de Campos (Tatuí- SP). Como instrumentista apresentou-se com grandes
nomes da música brasileira, dentre eles Nailor Proveta, Nelson Sargento,
Germano Mathias, Oswaldinho da Cuica, Herminio Bello de Carvalho, Toninho
Carrasqueira, Fabiana Cozza, Ronaldo do
Bandolim , Joel Nascimento, Izaias Bueno, Monarco, Nei
Lopes entre outros