Dez
14

20° Recital de Música da USP

Quinta, 14 de Dez de 2023 - 19:00

Em -580 dias

Série Recitais do Curso de Música da USP-RP

Na Biblioteca Sinhá Junqueira

20º Recital – Recital de cordas

14 de dezembro de 2023, quinta-feira, às 19 horas

Auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira

Entrada gratuita e sem reserva ou entrega antecipada de convites

Rua Duque de Caxias, nº 547 – Centro - Ribeirão Preto/SP – CEP 14015-020

Departamento de Música da FFCLRP/USP Bloco Didático Biblioteca Sinhá Junqueira

Biblioteca Sinhá Junqueira

Departamento de Música da FFCLRP/USP Sala de Concertos da Tulha

PROGRAMA SEM INTERVALO

J. S. Bach (1685 – 1750)

· Cello Suite No. 2 in D minor, BWV 1008:

- I. Prelude

- II. Allemande

- III. Courante

- IV. Sarabande

- V. Menuet I & II

- VI. Gigue

Marthin Goiano da Silva, violoncelo

J. S. Bach (1685 – 1750)

· Suíte nº 5 em Sol menor(BWV 995 & 1011):

I. Prelúdio

Enrico Fioreli Barbieri, viola brasileira

J. S. Bach (1685 – 1750)

· Sonata 2, Allegro

Janaína Lemos, violino

Hamilton de Holanda (1976)

· Capricho do Céu

Janaína Lemos, violino

Niccolò Paganini (1782 – 1840)

· Capricho 16

Eduarda Ito, violino

Georg Philipp Telemann (1681 – 1767)

· Fantasia N° 5

Eduarda Ito, violino

Marthin Goiano iniciou seus estudos no violoncelo com 17 anos no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, onde foi orientado pelo professor Tiago Almeida do início até a sua formação no curso de violoncelo. Ingressou na USP-RP, onde conclui o Bacharel em música com habilitação em Violoncelo, sob orientação do Prof. Dr. André Luís Giovanini Micheletti. É integrante do Quarteto Zacur, com o qual venceu o Prêmio do 2º Festival de Verão de Campos do Jordão. Foi um dos finalistas do Concurso do Festival de Violoncelos de Ouro Branco de 2022; Vencedor do Prêmio Márcio Carneiro (2022). Participou de importantes festivais no Brasil como: 53º Festival de Inverno de Campos do Jordão; OJA 2022 e 2023; VIII Gramado in Concert, VIII Festival de Violoncelos de Ouro Branco, 2º Festival de Verão de Campos do Jordão, etc. Durante a graduação, foi o principal violoncelo da Orquestra Filarmônica da USP (2022 – 2023).

Enrico Fioreli Barbieri, natural de Ribeirão Preto, começou seus estudos de música quando criança no piano com sua mãe, participando frequentemente dos festivais de música de Poços de Caldas nas classes de piano. Seu interesse pela viola caipira foi despertado aos 14 anos ao assistir uma apresentação de José Gustavo Julião de Camargo em Santa Rita do Passa Quatro. Seus primeiros professores foram Caio de Souza em Santa Rita e José Guerreiro em Ribeirão Preto. Desde pequeno teve contato com as obras e arranjos de Ivan Vilela, tendo grande influência em sua trajetória como músico. Atualmente, Enrico é aluno do Prof. Dr. Gustavo Silveira Costa, no curso de Música – Bacharelado com Habilitação em Viola Caipira da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Foi premiado em 3 edições do Concurso de Viola Caipira Revelando São Paulo, sendo finalista na última edição.

Eduarda Tiemi Ito iniciou seus estudos no Projeto Guri, em São José do Rio Preto, também participou do Projeto ALMA com o Prof. Reginaldo Nascimento. Algumas das suas atividades e festivais foram: intercâmbio com o Projeto Guri em Detroit (2012); 2° Festival da Munasp (2013); Festival de Música em Tambaú; 35° Festival de Música de Londrina; 34° Oficina de Música de Curitiba em aulas ministradas por Nicolas Koeckert, Adonhiran Reis, Hagai Shaham; Intercâmbio com o Projeto ALMA em Faenza (2018). Atualmente está fazendo suas aulas com o Prof. Dr. Marcos Vinícius Miranda dos Santos na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, e tocando na orquestra USP Filarmônica.

Janaína Lemos iniciou os estudos musicais com o violino aos seis anos tendo sua avó e mãe como professoras. É bacharela em Canto em Arte Lírica pela USP e integrou a Academia de Ópera do Theatro São Pedro. Sob regência de André dos Santos interpretou Gretel em Hänsel und Gretel de Engelbert Humperdinck, e Fé-na-nich-ton em Ba-ta-clan, de Jacques Offenbach. Interpretou também Amore na ópera Orfeu ed Euridice de Gluck. Em 2022, no “Concerto das Américas” junto a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais sob regência de Silvio Viegas, cantou “Glitter and be gay” da ópera Candide, entre outras arias de Leonard Bernstein e George Gershwin. No mesmo ano aperfeiçoou-se em um curso de excelência em canto barroco, Barock Vokal, na Hochschule für Musik Mainz, no qual cantou sob a regência de Federico Maria Sardelli, Paul Goodwin, György Vashegyi. Realizou estreias mundiais, incluindo obras de Silvia Berg, Rubens Russomano Ricciardi e Gilberto Mendes. Foi premiada pela Scuola dell’Opera Italiana como “Melhor Voz Feminina Latino-americana” (Itália); e pelo Emil Rotundu Canto and Piano Contest (Romênia). Atualmente é aluna de violino na USP-RP, sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Vinícius Miranda dos Santos.

Uma realização:

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Reitor: Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior

Pró-Reitoria de Graduação da USP

Pró-Reitor: Prof. Dr. Aluisio Augusto Cotrim Segurado

Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP

Pró-Reitor: Prof. Dr. Rodrigo do Tocantins Calado de Saloma Rodrigues

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP

Pró-Reitora: Profa. Dra. Marli Quadros Leite

Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP

Pró-Reitora: Profa. Dra. Ana Lúcia Duarte Lanna

Pró-Reitoria de Pesquisa da USP

Pró-Reitor: Paulo Alberto Nussenzveig

Diretoria da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP

Diretor: Prof. Dr. Marcelo Mulato

Departamento de Música da FFCLRP da USP

Chefe: Profa. Dra. Fátima Graça Monteiro Corvisier

Curador da Série – Biênio 2022/2023

Prof. Dr. Fernando Crespo Corvisier

Biblioteca Sinhá Junqueira

Coordenador Geral: Ciro Athayde Barros Monteiro

Equipe do Departamento de Música: André de Sousa Estevão, Daniel Portioli Rolnik, José Gustavo Julião de Camargo, Lucineia Martins Levandosqui, Luís Alberto Garcia Cipriano, Luiz Aparecido dos Santos, Mara Elisa Ferreira Oliva, Sonia Regina de Oliveira e Waldyr José Gomes Fervença.

Equipe da Biblioteca Sinhá Junqueira: Bárbara Costa Lippi, Camila Cristina Conceição Teixeira de Souza, Ciro Athayde Barros Monteiro, Janaina Kaciele Gonçalves Dantas, Marco Antônio de Oliveira Junior, Marina Gonçalves de Souza, Mileide Martes Soares Nunes, Naomi Cruz Severino, Raphaella Alvarenga Silva de Oliveira, Thiago Mendes da Silva e Vinícius Moura Mendes de Souza.