Bate papo- Potencias Pretas: “Mídia e o discurso da criminalidade: o espetáculo da violência racial’’ - Rafael Matheus
Sexta, 22 de Nov de 2024 - 14h
Público-alvo: estudantes da educação básica, pesquisadores (as), professores (as) e profissionais das ciências humanas e sociais que desejam aprimorar seus conhecimentos acerca do tema. Ementa: Esta palestra busca criar um espaço de discussão sobre a representação da violência racial na mídia brasileira e seu papel na construção de narrativas de medo, que afetam a sociedade e as relações sociais. Serão examinadas as formas como a mídia utiliza essas narrativas para moldar percepções e estabelecer consensos que criminalizam determinados grupos. O evento promoverá um diálogo aberto e participativo entre estudantes, profissionais de comunicação, educadores, ativistas e todos que se interessam por questões de raça e mídia.
Ementa: Esta palestra busca criar um espaço de discussão sobre a representação da violência racial na mídia brasileira e seu papel na construção de narrativas de medo, que afetam a sociedade e as relações sociais. Serão examinadas as formas como a mídia utiliza essas narrativas para moldar percepções e estabelecer consensos que criminalizam determinados grupos. O evento promoverá um diálogo aberto e participativo entre estudantes, profissionais de comunicação, educadores, ativistas e todos que se interessam por questões de raça e mídia.
Rafael Matheus de Jesus da Silva: Graduado em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Passos/MG. Mestre em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho - Campus de Franca/SP. É integrante do grupo de estudo e pesquisa NUPE - Núcleo Negro da UNESP Campus Franca. Desenvolve pesquisa voltada para as temáticas pertinentes às relações étnico-raciais. Seus estudos versam sobre: Teorias Raciais; Violência Racial; Pós- abolição, com enfoque na Justiça Criminal. É membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial (COMDEPIR) na cidade de Ribeirão Preto, em 2024 foi Educador Social no projeto “AÇÃO JOVEM” através do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/Ribeirão Preto).