Mar
04

Celebrando o Choro com Choro da Casa

Sábado, 04 de Mar de 2023 - 11h

Em -412 dias

Celebrando o Choro com Choro da Casa

A segunda edição do Café com Chorinho traz o elo entre o Choro e a Literatura Brasileira. Teremos choros tocados e cantados, além de intervenções poéticas. Visitaremos  Carlos Drummond de Andrade, Pixinguinha,  Clarice Lispector, Jacob do Bandolim, Manuel  Bandeira, Lina Pesce, entre outros.

      Convidamos a todos para celebrar esse momento conosco na aconchegante @bsjrp e degustar o delicioso café da @pietacafe. 


O Choro está profundamente ligado à literatura brasileira. Desde o seu surgimento, o Choro tem sido influenciado pela literatura, e muitas vezes os músicos do Choro compunham músicas inspiradas em poemas e histórias escritas por grandes escritores brasileiros. Muitas histórias e crônicas de João do Rio foram adaptadas em letras de músicas de Choro, como "Flor Amorosa", de Joaquim Callado, e "Apanhei-te, Cavaquinho", de Ernesto Nazareth. Temas explorados por Machado de Assis em suas obras, como a paixão, a tristeza, a felicidade e a saudade, foram incorporados às letras das músicas de Choro. Grandes compositores de Choro, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth, eram leitores ávidos de literatura brasileira e frequentemente utilizavam elementos da literatura em suas composições. Por exemplo, a música "Brasileirinho", de Waldir Azevedo, é inspirada na obra do escritor Lima Barreto, enquanto a música "Carinhoso", de Pixinguinha, é baseada em um poema de João de Barro.

        A relação entre o Choro e a literatura brasileira é profunda e rica, e tem sido fundamental para o desenvolvimento do gênero musical ao longo do tempo.