Mesa-redonda - Poéticas Negras Contemporâneas: Criando Novos Caminhos para a Literatura com Carlos Eduardo Pereira e Alma Aiye Dun | Mediadora: Jéssica Machado
Quarta, 20 de Nov de 2024 - 14h
Carlos Eduardo Pereira é carioca, nascido em 1973. Autor dos romances 'Enquanto os dentes' (2017), semifinalista do Prêmio Oceanos e finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, e 'Agora Agora' (2022), finalista do Prêmio Jabuti, ambos publicados pela editora Todavia, e também do infantil 'Bailinho' (2023), pela editora Baião.
Alma Aiye Dun é benzedeira, produtora cultural, cineasta e escritora mato-grossense. Autora de duas obras de poesia pela editora Artefato Edições, ‘A balada das cigarras’ e ‘Línguas estranhas: para enterrar os mortos’ traçam de maneira íntima discussões como gênero, sexualidade, religiosidade, amor e saúde mental. Em oposição ao esquecimento das injustiças sistêmicas, a escritora reconstrói e denuncia memórias, e entre essa jornada ambígua transcrevendo situações de violência e manifestações de afeto, evidencia suas ânsias por esquecer e suas necessidades por lembrar.
Descrição: Este tema pode abordar como os autores negros contemporâneos, como Carlos e Alma, estão criando novas formas e poéticas literárias, inovando ao mesmo tempo que dialogam com as tradições literárias afro-brasileiras.