Jan
18

Palestra Kaza dy Pretas: Auto estima, pertencimento e representatividade afetam diretamente o bem estar mental e físico da população negra. Como lidar com esses desafios?

Sábado, 18 de Jan de 2025 - 16h

Em -18 dias

Kaza dy Pretas – Apresenta: “Roda de conversas: Auto estima, pertencimento e representatividade afetam diretamente o bem estar mental e fisico da população negra. Como lidar com esses desafios?


  • O que é: Roda de conversas com profissionais que lidam diariamente com as questões de saúde mental é de suma importância para a promoção do bem-estar, da autoestima e da construção de um ambiente de cuidado que respeite as particularidades da comunidade negra. A luta contra o racismo e a promoção da saúde mental devem caminhar lado a lado para garantir uma sociedade mais equitativa e saudável para todos. Vamos juntos nos acolher e ter compreensão diante de tantos estigmas negativos, mas que devem ser cuidados para que possamos nos fortalecer.


  • Quem faz: Encontro formado por 2 mediadoras da Kaza dy Pretas, representada por: 


  •  Glaucia Brito: idealizadora do Projeto Kaza dy Pretas, secretária, proprietária do Atelie para enxoval de bebês personalizados: Ideia de Pano baby Kids,  capoeirista, Conselheira do Comdepir – Conselho Muncipal de Desenvolvimento e Promoção da  Igualdade Racial de Ribeirão Preto e uma das embaixadoras do Programa Grana Preta pelo Instituto Conectwoo.


  • Eliana Silva: Idealizadora do Projeto Kaza dy Pretas, formada em Adminstração, pós graducação em Gestão de Pessoas, supervisora na área de logística, proprietária da loja virtual Dy Preta Shopping – comercialização de cosméticos e acessórios, conselheira do Comdepir – Conselho Municipal de Desenvolvimento da  Promoção da Igualdade Racial de Ribeirão Preto.

2 Convidados:

  •  Tatiana Candido: Psicóloga clínica, idealizadora do Projeto Afroeducar, Afroempreendedora 

  • Fausto Neto –  Graduado em Enfermagem, Mestrado em Saúde Coletiva, Palestrante , Terapeuta integrativo, idealizador do Projeto Lugar de Escuta

  • Quando: 18 de janeiro de 2025 – sabado - 16:00

  • Onde: Biblioteca Sinhá Junqueira – Rua: Duque de Caxias nº547 – Ribeirão Preto



  • Descritivo: O racismo impacta diretamente no bem estar físico e mental da população negra, especialmente no Brasil, onde essa parte da sociedade enfrenta desafios únicos como, discriminação cotidiana, estigma social, falta de representatividade e falta de políticas públicas que atendam 56% da população brasileira. Lidar com esses desafios requer um esforço coletivo para promover inclusão, valorização da identidade negra e criar ambientes seguros e representativos. A educação é um caminho essencial para que nossa cultura seja reconhecida, respeitada e valorizada por todos.