Roda de conversa sobre o Samba de Coco
Sábado, 22 de Ago de 2026 - 14h
14h – Roda de conversa do Coletivo Coco da Hora (RP) com convidados, Lu Felix (SP) e Rogério Santos (PE)
Roda de conversa dedicada ao diálogo sobre o Samba de Coco como manifestação da cultura popular brasileira, influências afro-brasileiras e indígenas, bem como sua importância para a preservação das tradições populares e da memória coletiva.
A atividade será conduzida pelo Coletivo Coco da Hora, grupo de estudos e prática do Samba de Coco (Coco de Roda) atuante na cidade de Ribeirão Preto desde 2024, e contará com a participação de dois importantes convidados que desenvolvem pesquisas, práticas e ações de difusão das culturas populares brasileiras.
Rogério de Souza (PE) nasceu e foi criado no berço da cultura popular da Nação do Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante de Igarassu, fundada em 1824, em Igarassu
(PE). Neto de Olga de Santana Batista, a Dona Olga, matriarca da Nação Estrela Brilhante de Igarassu, é segundo mestre regente da nação e guardião do Coco de Olga, tradição familiar transmitida entre gerações da família Santana. Também é compositor de toadas da Nação Estrela Brilhante de Igarassu e de Coco de Roda, atuando na preservação e continuidade desses saberes tradicionais.
Luciana Felix (SP) é designer de moda, arte-educadora, figurinista e formada em Teatro pela ETEC de Artes. Regente da Cia Caracaxá, grupo de Maracatu de Baque Virado, desenvolve oficinas, vivências e processos formativos voltados aos ritmos e danças populares brasileiras, como maracatu e samba de coco.
Acessibilidade: Intérprete de libras