Trans-i-(a)ção - Oficina Teatral Para Corpos Dissidentes - Com Eme Barbassa e Davi Tostes
Quarta, 04 de Fev de 2026 - 19h
Oficina Teatral Para Corpos Dissidentes
O projeto Trans-i-(a)ção tem o objetivo de oferecer uma oficina cultural focada em uma vivência artística teatral, com carga horária de 48h dividida em três meses, sendo 4 horas semanais e que será ministrada por Eme Barbassa com o apoio de Davi Tostes.
Com essa vivência, as artistas apresentarão aos participantes seu processo de criação, investigação e experimentação nas construções dos espetáculos do grupo a partir de um método desenvolvido ao longo de quase 20 anos de trabalho, focado no teatro pós-dramático e na autoperfomance. O intuito é incentivar as participantes a elaborarem suas próprias narrativas, transformando-as em cenas de autoficção com a finalidade de serem apresentadas (no mínimo duas vezes) após a conclusão da Oficina
Contaremos com uma Intermediadora que será contratada para fazer a ponte entre público pretendido e organização do evento. ONG´s e instituições específicas (voltadas para o acolhimento de pessoas trans e da comunidade LGBTQIAP+) serão contatadas e convidadas a participar de nossas ações sem nenhum custo.
Ofereceremos também uma ajuda de custo para 10 pessoas trans que receberão uma verba semanal para custear o transporte de ida e volta durante os dias de aula. Essa iniciativa é questão fundamental para o projeto, visto que pessoas trans fazem parte de um dos grupos mais marginalizados da nossa sociedade e muitas vezes gostariam de participar de projetos como esse, mas não possuem verba para sua locomoção.
O projeto precisa acontecer numa sala com capacidade para até 30 pessoas e que contemple acessibilidade para todos os tipos de corpos. De preferência um espaço localizado na periferia de Ribeirão Preto e que tenha equipamentos de acessibilidade como rampas de acesso, elevadores e banheiros adaptados.
PERFIL DO PÚBLICO:
⁃ jovens e adultos maiores de 14 anos
⁃ estudantes e professores da rede pública de ensino
- artistas, professores em geral, jornalistas e pesquisadores do corpo, arquitetos
- Pessoas Pretas, Pessoas Gordas, Pessoas Trans, Pessoas com deficiência